25 de outubro de 2009

Motivação: Qual é a sua em servir a Deus?

Bom... Eu pretendo escrever sobre algo aqui que possa vir a chocar alguém ou alguém ficar triste comigo, ou talvez não, disso eu não sei; apenas acredito que o tema mereça ser tratado aqui.

Hoje em dia há nas igrejas uma vontade imensa de pregar o evangelho e isso é o que Jesus mandou fazer. Eu mesmo já realizei isso em praça, o que foi bom para mim. Sempre quis que alguém pudesse se alegrar em Deus pelas coisas que ele faz, como está escrito no antigo e novo testamentos.

Não me arrependo das coisas que eu tenha feito na igreja, mas também não fui ingênuo o bastante para olhar apenas para o lado bom das coisas, atentei para aquilo que talvez eu não deveria atentar. Ou deveria?

Passei a ver a igreja como instituição religiosa, que às vezes realiza a obra do Espírito Santo, quando age de forma simples e conforme a fé na Palavra. Mas quando começa a inventar termos, coisas para realizarmos que não se encontram na Bíblia Sagrada, passa agir conforme os cristãos judaizantes, se é que posso chamá-los cristãos, da igreja da Galácia no começo da igreja cristã.

Se você ler o livro de Gálatas, no novo testamento, você verá o Apóstolo Paulo indignado com a burrice, se é que posso usar esse termo, dos gálatas. Eles trocaram a Palavra de Deus e a fé pura e simples que os salvou, o amor de Jesus que diz que seu fardo é leve e o seu jugo é suave, por rituais grosseiros, como se circuncidar.

A circuncisão era um ato realizado no antigo testamento que consistia em cortar a pele do prepúcio do homem como sinal de aliança com Deus, mas agora estavam realizando esse ritual no novo testamento, ou seja, Jesus mesmo havia dito que o sangue dele era o do novo testamento, era da nova aliança. Por que então eles queriam voltar às antigas práticas do antigo testamento, da antiga aliança? Assim eles estavam deixando Jesus e o sacrifício dele, eles estavam caindo da graça como Paulo havia dito na carta para eles.

Não estou indo mais à igreja, ao menos não como um ritual, todo domingo (não que isso seja errado, é errado como ritual vazio apenas), não estou feliz em “servir a Deus” em um templo onde as coisas possam se tornar um ritual, mandamentos de homens. Jesus dizia no novo testamento, citando Isaías, "esse povo em vão me adora ensinando mandamentos que são mandamentos de homens."

Cansei de ver invencionices em igrejas, e já vi bastante. Em vez de pregarem o evangelho puro e simples, a essência dele, inventam coisas usando textos do antigo testamento e até mesmo do novo, esquecendo da inspiração divina da escritura, ensinando a letra.

Jesus veio para nos ensinar e nos salvar, mas nada do que ele ensina é pesado, o que é pesado são ensinamentos de homens, imposição religiosa. Confira na Bíblia, Jesus disse que quem fosse até ele acharia descanso:

Mateus 11:28 - 30 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Algumas pessoas inventaram tantas coisas que quem vai a igreja pode sair de lá se sentindo mais culpado, por ouvir sobre mandamentos humanos, do que se sentir aliviado por ouvir falar de Jesus. =/

Nenhum comentário: