17 de abril de 2006

Meu protótipo de poesia >>> Jardim de vida

Jardim de vida 28.07. 2004

O homem se esqueceu
De como é bom respirar o ar puro
E o poluiu
Se esqueceu de como é bom sentir o cheiro da terra
E construiu estradas de asfalto
Retas e sem graça
Esse progresso é chato
Tudo isso é um deserto
E há poucos oásis

O homem se esqueceu também
De como é bom galopar no lombo de um cavalo
E só movimenta os pés e as mãos
Num carro tão sem graça
Eu acho que o homem chega tão longe
Para nada

Ele construiu prédios altos
E cheio de pompa às vezes fala de seus feitos
Ah quem me dera ser uma criança
E achar que subir numa árvore é uma grande vitória
Conversar e conversar por diversas horas
Me esquecer do tempo
E dele ser esquecido

Quero um jardim secreto
Para me esconder do mundo
Plantar e ver crescer
Sonhar
Cada flor como um sonho
Cada pássaro como uma esperança
Cada animal como um amigo
E cada amigo como eterno

Quero um jardim assim
Para aflorar minha curiosidade
Perdida na minha infância
Resgatar a minha empolgação
Perdida em minha alma
Escondida e tímida
Em algum canto do meu coração

Quero um jardim
Não apenas para mim
Mas o quero segredado
Longe dos adultos
Aqueles ranzinzas
Que se aviltam e esquecem
Da beleza da vida como um segredo
Que uma simples criança espia

José Roberto Palmeira

2 comentários:

Anônimo disse...

É fala de nossos pais ou de pessoas que, por alguma escola da vida aprendeu: "só valorizamos algo quando o perdemos"... é assim essa poesia... O Homem por egoísmo e materialismo se esqueceu da Grande Natureza, Obra de Arte do Criador, e vem destruindo... "pobre homem civilizado..."
A poesia do Beto, no meu dia-a-dia, aqui no extremo Nortte do Brasil, em Boa Vista, cidade Plana e Projetada, com jardins em todas as ruas, ainda é real, mas o entendo e principalmente por viver em uma Selva de aço, de concreto e de atenas sem nem ao menos ver um beija-flor...
Parabéns Beto...
Mas há Um Jardim Secreto onde podemos plantar, regar e cultivar a mais Bela Flor, e só depende de cada um de nós, é o nosso Coração e a FLOR é o AMOR, se nesse secreto jardim plantarmos esta flor e irradiá-la ao mundo, com certeza o Paraíso Terrestre, ou Reino do Céu na Terra, profetizado por Cristo, será estabelecido.

Anônimo disse...

Gostei! =D